|
- O Batismo de Cristo
- 1472–1475
- Óleo sobre madeira
- 177 × 151 cm
- Uffizi, Florença
|
- Verrocchio e Leonardo
- Pintura de Andrea del Verrocchio, com a participação de Leonardo no Anjo esquerdo.[2] É geralmente considerado que Leonardo também pintou muito do contexto da paisagem e do tronco de Cristo. A afirmação de Vasari que o anjo da esquerda é de Leonardo é confirmada por estudos de Bode, Seidlitz e Guthman, e aceita por McCurdy, Wasserman e outros.[1]
|
|
- A Anunciação
- c. 1472–1475
- Óleo sobre painel
- 98 × 217 cm
- Uffizi, Florença
|
- Quase universalmente aceita
- Atribuição proposto por Liphhart, aceita por Bode, Lubke, Muller-Walde, Berenson, Clark, Goldscheider e outros.[1]
|
|
- A Virgem de Granada
- c. 1475–1480
- Óleo sobre painel
- 15.7 × 12.8 cm
- National Gallery of Art,Washington
|
- Disputada
- Atribuída tanto a Leonardo da Vinci, quanto a Verrocchio ou Lorenzo di Credi. A anatomia do menino Jesus é tão pobre como para desencorajar a atribuição como trabalho de Leonardo, enquanto alguns acreditam que trata-se de uma obra de sua juventude. Essa atribuição foi feita em 1929. Outros historiadores de arte atribuem o trabalho a Verrocchio.[3] Daniel Arasse discute esta pintura como um jovem trabalho em Leonardo da Vinci, (1997).[4]
|
|
- Ginevra de' Benci
- c. 1476
- Óleo sobre madeira
- 38.8 × 36.7 cm
- National Gallery of Art,Washington
|
- Dependente da atribuíção de Dama com Arminho
- O trabalho foi proposto como um Leonardo por Waagen em 1866, e apoiado por Bode.
|
|
- Virgem Benois
- 1478
- Óleo sobre madeira (transferida para tela)
- 49.5 × 33 cm
- Museu Hermitage, São Petersburgo
|
- Geralmente aceita
- A maioria dos críticos acreditam que ela coincide com uma Madona mencionada por Leonardo, em 1478.[1]
|
|
- A Virgem do Cravo
- 1478–1480
- Óleo sobre painel
- 62 × 47.5 cm
- Antiga Pinacoteca, Munique
|
- Geralmente aceita
- É geralmente aceita como um Leonardo.[1]
|
|
- A Anunciação (predella)
- c. 1478
- Óleo sobre painel
- 14 × 59 cm
- Museu do Louvre, Paris
|
- Disputada
|
|
- São Jerónimo no deserto
- c. 1480
- Tempera e óleo sobre painel
- 103 × 75 cm
- Museu do Vaticano, Vaticano
- Inacabada
|
- Universalmente aceita
|
|
- A Adoração dos Magos
- 1481
- Óleo sobre madeira
- 240 × 250 cm
- Uffizi, Florence
|
- Universalmente aceita
|
|
- Virgem das Rochas (Versão Louvre)
- 1483–1486
- Óleo sobre madeira (transferida para tela)
- 199 × 122 cm
- Museu do Louvre, Paris]
|
- Universalmente aceita
- Considerada pela maioria dos historiadores como a primeira das duas versões
|
|
- Dama com Arminho
- 1488
- Óleo sobre painel
- 54 × 39 cm
- Museu Czartoryski, Cracóvia
|
- Dependente da atribuíção de Ginevra de' Benci
- A atribuição da "Ginevra de 'Benci" tem apoiado a atribuição dessa pintura.[1]
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário