Seguidores

sábado, 31 de outubro de 2015

PotiGel


O produto já foi levado a vários estados do Brasil e até para os Estados Unidos. Ideia faz parte do Programa Miniempresa, da Junior Achiviement em parceria com o Sebrae.

Moraes Neto
Leandro Medeiros, Maria Oliviecki e Rafael Braz são alguns dos participantes da Miniempresa Potigel.Leandro Medeiros, Maria Oliviecki e Rafael Braz são alguns dos participantes da Miniempresa Potigel.
Natal – Uma linha de álcool gel aromatizado foi a ideia de negócio que um grupo de jovens empreendedores dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Engenharia Civil, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tiveram para criar uma miniempresa, a Potigel. A iniciativa faz parte do Programa Miniempresa, da Junior Achievement, que tem a parceria do Sebrae no Rio Grande do Norte. A iniciativa proporciona aos alunos do ensino médio e superior a simular o funcionamento de uma empresa.
A miniempresa criada fabrica artigos nas linhas talco, floral, morango, bambu e ameixa. Toda a produção é feita aos sábados pela manhã, no Laboratório de Química da universidade. Os solventes são fabricados em peças recicladas, que por sua vez são esterilizadas com produtos químicos. Fabricado em bisnagas e garrafas, com 50 gramas a um litro, respectivamente, o produto tem uma concentração de 70% de álcool em gel, e leva também o diferencial do negócio: essência e corante alimentício.
As divulgações das mercadorias são feitas através das redes sociais. Como a miniempresa não tem um ponto fixo, as vendas são feitas de forma direta, através do 'boca a boca' e também por encomendas. O que os aspirantes a empresários não esperavam é que o negócio fosse dar tão certo. É que as veniagas já foram levadas para vários estados do Brasil, como Ceará, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Minas Gerais - por pessoas que compraram e aprovaram a ideia.

“O objetivo maior, sem dúvidas, é despertar o espírito empreendedor nos jovens, ainda na escola e universidade, proporcionando uma visão clara do mundo dos negócios”

Éverton Lucena - Analista da UEE
Necessário no dia a dia, o álcool é fundamental para a esterilização das mãos, já que essas partes do corpo contém bastantes bactérias, e útil principalmente em lugares que precisam de uma série de cuidados com a higiene. Não é à toa que semanalmente, diversas clínicas da capital encomendam o produto para dar de brinde aos pacientes. Também há quem queira presentear amigos e parentes em eventos de confraternização, como chás de bebê. O produto também está envolvendo casas de construções que escolhem presentear clientes para fidelizá-los.
As encomendas dão direito a adesivos personalizados pelo próprio grupo. De acordo com a presidente da Potigel, Maria Oliviecki, além de proporcionar a sensação de higiene, o álcool em gel aromatizante causa as melhores sensações às pessoas. “O nosso produto tem cheiro, mas é um cheiro leve, agradável, sem causar irritação na pele. Tudo é feito com muita responsabilidade”, garante a presidente.
No Programa Miniempresa, os estudantes aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção. Todos eles são acompanhados por profissionais voluntários do Sebrae e da Junior Achievement, envolvidos nas áreas de marketing, finanças, produção e recursos humanos. Com isso, os alunos aprendem também os fundamentos da economia de mercado e da atividade empresarial através do método Aprender-Fazendo, em que cada participante se converte em um miniempresário. “O objetivo maior, sem dúvidas, é despertar o espírito empreendedor nos jovens, ainda na escola e universidade, proporcionando uma visão clara do mundo dos negócios”, comenta Éverton Lucena, analista da Unidade de Educação e Empreendedorismo do Sebrae-RN.
Com o protótipo da miniempresa prestes a completar os três meses totais de duração, os estudantes pensam em manter a idéia acesa e atuarem de fato como uma empresa, após o prazo encerrar. Neste sábado (4) e domingo (5), os jovens empreendedores vão participar de uma Feira de Miniempresas, que vai ocorrer no primeiro piso do Natal Shopping.
Esta será a primeira vez que eles terão a oportunidade de encarar de perto como é atuar no mundo dos negócios. O evento vai permitir na prática que o grupo amplie a visão empreendedora e aumente a sua cartela de clientes lidando com a concorrência, já que outras 13 miniempresas também estarão presentes e vão apresentar produtos de vários segmentos.
Serviço:
www.rn.agenciasebrae.com.br
http://www.rn.sebrae.com.br
http://www.facebook.com/SebraeRN
http://www.twitter.com/SebraeRN
Call Center: 0800 570 0800
Agência Sebrae de Notícias (ASN RN): (84) 3616-7911 | 3616-7873

Nenhum comentário:

Postar um comentário