Seguidores

quarta-feira, 6 de maio de 2009

A VIAGEM - HOMENAGEM A "LAGUARDIA"


Era uma vez um imigrante Italiano, não tinha mais emprego precisava escolher entre três países para procurar um novo emprego: Austrália, Canada e Brasil.
Precisava decidir naquele domingo, se pudesse pegaria o navio na mesma semana. Sabia falar um pouco de francês, mas em se tratando de inglês o conhecimento era esparso, para não dizer nulo. Só restava uma opção idiomática: Brasil.
Diziam que tinham muitos Italianos em São Paulo, faria amizade e parece que estavam precisando de trabalhadores na Industria e na Agricultura. Em algum lugar encontraria uma forma de sobreviver.
Foi na Embaixada Brasileira e pegou algumas informações. A viagem demorava mais ou menos um mês, seria o primeiro encontro dele com o Mar e um Navio, não sabia de qual sentia mais medo. Logo logo descobriria.... 

Um comentário:

  1. Muito obrigado pela homenagem. Meu avô materno embarcou sozinho em um navio com dez anos de idade rumo ao Brasil para viver com um tio. Isto no final do século XIX.

    Imagino o medo, a insegurança que sentiu, tão novo, naquela viagem para uma terra estranha, costumes estranhos, língua estranha. Mas era o medo unico meio de sobreviver.

    ResponderExcluir