Seguidores

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

OURO PRETO



Para quem ainda não foi, cidade obrigatória dentro das dez mais do Brasil.
Conheci Ouro Preto pegando um onibus Rio/Ouro Preto, tinha 16, 17 anos
e naquele momento parecia que eu realizaria uma viagem ao passado.
Eu que queria viajar no tempo conforme me ensinara H.G. Wells com sua "Time Machine" que Monteiro Lobato nos brindou com uma tradução belíssima chamando de "Maquina do Tempo".
Chegar na Rodoviária e já descer para o primeiro contato com a Praça Tiradentes que´passa a ter este nome em 1894, antes conhecida como Praça da Independência.
Nesse momento é importante respirar aquele Ar de Independência que os nossos antepassados sabiam transmitir a todos os cidadãos.
Atualmente os possíveis exemplos estão escondidos em algum canto, talvez com medo de uma Segunda Inconfidência, ou mesmo o receio de um enforcamento em Praça Pública.
Porem os dominadores de Plantão não precisam mais da Praça Pública, nos sufocam via satélite dentro de nossas próprias casas, e detalhe, nós é que pagamos a conta !
Voltando a Ouro Preto eu que tenho mais vocação para turista do que para Historiador, sugiro uma visita ao site oficial da Prefeitura. Lembro apenas que Ouro Preto é Patrimônio Cultural da Humanidade desde 1980.
http://www.ouropreto.org.br/

Um comentário: