Seguidores

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

LEONARDO DA VINCI (1452-1519)

Retrato de Cecília Gallerani

PinturaDetalhesAtribuição
O Batismo de Cristo
O Batismo de Cristo
14721475
Óleo sobre madeira
177 × 151 cm
UffiziFlorença
Verrocchio e Leonardo
Pintura de Andrea del Verrocchio, com a participação de Leonardo no Anjo esquerdo.[2] É geralmente considerado que Leonardo também pintou muito do contexto da paisagem e do tronco de Cristo. A afirmação de Vasari que o anjo da esquerda é de Leonardo é confirmada por estudos de Bode, Seidlitz e Guthman, e aceita por McCurdy, Wasserman e outros.[1]
A Anunciação
A Anunciação
c. 14721475
Óleo sobre painel
98 × 217 cm
UffiziFlorença
Quase universalmente aceita
Atribuição proposto por Liphhart, aceita por Bode, Lubke, Muller-Walde, BerensonClark, Goldscheider e outros.[1]
A Virgem de Granada
A Virgem de Granada
c. 14751480
Óleo sobre painel
15.7 × 12.8 cm
National Gallery of Art,Washington
Disputada
Atribuída tanto a Leonardo da Vinci, quanto a Verrocchio ou Lorenzo di Credi. A anatomia do menino Jesus é tão pobre como para desencorajar a atribuição como trabalho de Leonardo, enquanto alguns acreditam que trata-se de uma obra de sua juventude. Essa atribuição foi feita em 1929. Outros historiadores de arte atribuem o trabalho a Verrocchio.[3] Daniel Arasse discute esta pintura como um jovem trabalho em Leonardo da Vinci, (1997).[4]
Ginevra de' Benci
Ginevra de' Benci
c. 1476
Óleo sobre madeira
38.8 × 36.7 cm
National Gallery of Art,Washington
Dependente da atribuíção de Dama com Arminho
O trabalho foi proposto como um Leonardo por Waagen em 1866, e apoiado por Bode.
Virgem Benois
Virgem Benois
1478
Óleo sobre madeira (transferida para tela)
49.5 × 33 cm
Museu HermitageSão Petersburgo
Geralmente aceita
A maioria dos críticos acreditam que ela coincide com uma Madona mencionada por Leonardo, em 1478.[1]
A Virgem do Cravo
A Virgem do Cravo
14781480
Óleo sobre painel
62 × 47.5 cm
Antiga PinacotecaMunique
Geralmente aceita
É geralmente aceita como um Leonardo.[1]
A Anunciação (predella)
A Anunciação (predella)
c. 1478
Óleo sobre painel
14 × 59 cm
Museu do LouvreParis
Disputada
São Jerónimo no deserto
São Jerónimo no deserto
c. 1480
Tempera e óleo sobre painel
103 × 75 cm
Museu do VaticanoVaticano
Inacabada
Universalmente aceita
A Adoração dos Magos
A Adoração dos Magos
1481
Óleo sobre madeira
240 × 250 cm
Uffizi, Florence
Universalmente aceita
Virgem das Rochas (Versão Louvre)
Virgem das Rochas (Versão Louvre)
14831486
Óleo sobre madeira (transferida para tela)
199 × 122 cm
Museu do LouvreParis]
Universalmente aceita
Considerada pela maioria dos historiadores como a primeira das duas versões
Dama com Arminho
Dama com Arminho
1488
Óleo sobre painel
54 × 39 cm
Museu Czartoryski, Cracóvia
Dependente da atribuíção de Ginevra de' Benci
A atribuição da "Ginevra de 'Benci" tem apoiado a atribuição dessa pintura.[1]

Nenhum comentário:

Postar um comentário