Seguidores

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

JOHN STEINBECK (4/4)

Foi demitida, e talvez com razão, por deixar de ensinar o básico.Tais coisas têm de ser apreeendidas. Mas ela deixou em nós a paixão pelo puro conhecimento do mundo e a mim ela inflamou coom uma curiosidade que nunca me abandonou. Não sei fazer uma simples operação aritmética, mas por meio dela senti que a matemática abstrata era bem parecida com a música. Quando foi afastada, a tristeza caiu sobre nós, mas a luz não se apagou. Ela deixou em nós a sua assinatura, a literatura do professor que escreve nas mentes. Tive muitos professores que me contaram fatos logo esquecidos, mas só três que criaram em mim uma coisa nova, uma nova atitude e uma nova fome. Suponho que, em boa parte, sou o manuscrito não assinado daquela professora do ginásio. Que poder imortaljaz nas mãos de uma pessoa assim.
Posso dizer a meu filho, que aguarda com horror quinze anos de chatice, que em algum lugar da empoeirada escuridão pode acontecer a mágica que iluminará os anos...se ele tiver muita sorte.


A AMÉRICA E OS AMERICANOS. 
Editora Record; paginas 177,178. 
ISBN 85-01-06560-9

Nenhum comentário:

Postar um comentário