O Leão de São Marco (em vêneto: Leon de San Marco; em italiano: Leone di San Marco) é uma representação simbólica do evangelistaSão Marcos retratado na forma de um leão alado do tetramorfo. É frequente ser representado com um livro debaixo duma pata, uma auréolapor cima da cabeça e segurando uma espada numa pata.
É um dos elementos mais conhecidos da iconografia cristã, é o símbolo da cidade de Veneza e foi o símbolo da antiga República de Veneza. Está também presente nas bandeiras das marinhas mercante e de guerra de Itália, da região de Véneto e da província de Veneza. É também o símbolo do Festival de cinema de Veneza, cuja galardão máximo, o Leão de Ouro é a imagem do um Leão de São Marcos; da companhia de seguros Assicurazioni Generali; do clube de futebol Unione Venezia; além de numerosos organismos civis e militares italianos.
Veneza e São Marcos[editar | editar código-fonte]
Segundo a tradição veneziana, quando São Marcos stava a viajar através da Europa, chegou a uma lagoa em Veneza, onde lhe apareceu umanjo que lhe disse: «Pax tibi Marce, evangelista meus. Hic requiescet corpus tuum» ("Que ap paz seja contigo, Marcos, meu evangelista. Aqui descansará o teu corpo"). Esta tradição, provavelmente apócrifa, foi usada como justificação por Rustico da Torcello e Bon da Malamocco em 828 para roubar os restos mortais de São Marcos do seu túmulo em Alexandria e levá-los para Veneza, onde acabaram por ser enterrados naBasílica de São Marcos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário